>

0

O arrependimento

O arrependimento


















Arrependimento é o sentimento ou pesar por faltas ou erros cometidos, o sincero pesar de algum pecado cometido. Embora essa definição seja absolutamente correta, na sua forma prática ela é muito mais significativa, expressiva e profunda, de tal maneira que cria uma verdadeira transformação na conduta das pessoas.


A sua definição pode ser abstrata, mas os seus efeitos são notórios. É exatamente nos seus efeitos, que podemos constatar as grandes diferenças de outro sentimento que tem aparência semelhante: o remorso.

Ora, quantas pessoas se iludem pelo fato de sentirem remorso em vez de arrependimento. Quando alguém comete um pecado e se arrepende de verdade, nunca mais o cometerá; todavia, se sente apenas remorso pelo pecado cometido, certamente, mais tarde, vai cometer o mesmo pecado, e ainda muitas vezes, até que se arrependa.

É o caso de Judas Iscariotes, que sentiu apenas remorso por ter traído ao Senhor Jesus:
"Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos..." Mateus 27.3

Ora, se o remorso não passa de um sentimento de culpa cobrado pela consciência, ele só pode produzir um mal-estar durante certo período de tempo, o que logo será esquecido. Nada mais.

Mas o arrependimento é diferente e implica mudanças de comportamento em relação ao erro, o que veremos no próximo post

Até mais...

Fonte: Arca Universal

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Não serão permitidos comentários com ofensas nem palavrões.
Ameaças
Insultos
Ataque pessoais
Exposição da privacidade alheia
Caso persista o comentário sera apagado do blog