>

0

A Consciência Pura

Boa consciencia

















A consciência é a expressão mais profunda da alma, que faz distinguir o bem do mal, que aprova ou reprova os nossos atos, que faz criar em nós um sentimento do dever de praticar determinadas atitudes de acordo com a nossa educação espiritual.

A consciência cristã é fruto de uma vida na presença de Deus e produz, necessariamente, um caráter cristão. Jó disse:

"Não me reprova a minha consciência por qualquer dia da minha vida." Jó 27.6

E esta era a razão pela qual o Senhor o honrou, dizendo:
"Observaste a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal". Jó 1.8

Porque Jó mantinha a consciência pura, a sua vida era pura, tendo em vista que a consciência é o termômetro que mede a nossa espiritualidade.

O que nos leva a manter a consciência impura e quais são os resultados disto?

O pecado é a única fonte de uma consciência impura. Todas as vezes que fazemos algo contrário à vontade de Deus, algo que ofende o Espírito Santo, que habita em nós, imediatamente, a nossa consciência começa a nos acusar.

Quando a consciência nos acusa é como se a mão de Deus estivesse pesando sobre a nossa cabeça. Foi assim mesmo que Davi se expressou, quando disse:

"Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio." Salmos 32.4

Quando a consciência acusa e incomoda é porque existe, de fato, impureza no coração, o que traz consigo a dúvida, a incerteza e a falta de fé.

Por exemplo, se o cristão comete uma falha ou pecado, então logo a consciência o acusa daquele pecado. Quando ele tem necessidade de usar a sua fé para qualquer coisa, aquele pecado floresce na sua mente, dando vazão a dúvidas a respeito da sua própria fé, que fica inoperante.

Nessa condição, de nada adianta ao cristão querer cobrar de Deus alguma resposta, apontando a Sagrada Escritura, porque a oração da fé fica manchada pela consciência má.

(*) Trecho retirado do livro Pecado e Arrependimento do bispo Edir Macedo.

Por Rafael Meireles

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Não serão permitidos comentários com ofensas nem palavrões.
Ameaças
Insultos
Ataque pessoais
Exposição da privacidade alheia
Caso persista o comentário sera apagado do blog